contato@corpoproativo.com.br | (11) 3425-2527

MÉTODOS E TÉCNICAS

CINESIOLOGIA PSICOLÓGICA

Método de integração fisiopsíquica criado pelo médico húngaro PethoSandor, durante a Segunda Guerra mundial. Com o corpo e a mente integrados, o organismo é visto como um todo e suas partes interagindo entre si. As dinâmicas da cinesiologia, que une psicologia junguiana e trabalho corporal, proporcionam ao indivíduo uma maior reflexão sobre si e sobre sua vida, promovendo assim sua integração fisiopsíquica.

ERGONOMIA

Com o intuito de otimizar o bem estar do trabalhador, a ergonomia busca soluções para melhorar a interação dos seres humanos com o seu meio ambiente laboral. Os profissionais dessa área atuam diretamente nos postos de trabalho de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos trabalhadores. Sem deixar de observar essa importante ferramenta, que atua no organismo humano de fora para dentro, a Corpo Proativo propõe vivências que possibilitam a aquisição da percepção do corpo durante a atividade laboral, a fim de que o próprio indivíduo possa ajustá-lo – agora de dentro para fora – às suas necessidades de trabalho.

TERAPIA OCUPACIONAL

A terapia ocupacional tem como principal objeto de estudo o homem em atividade. Nesse contexto a Corpo Proativo utiliza do amplo conhecimento das técnicas desenvolvidas pela terapia ocupacional na promoção da saúde física, mental, relacional a fim de obter o melhor aproveitamento das energias nas atividades cotidianas e laborais, assim como das possibilidades de integração das pessoas consigo mesmas e da interação delas com o meio ambiente, de forma mais consciente.

DINÂMICAS DE GRUPO

A partir de diferentes abordagens e métodos, as dinâmicas de grupo – base de aplicação de todas as outras técnicas e métodos aqui apresentados – têm o intuito de integração, formação, criação e recriação do conhecimento. São formatos de interação que permitem ao indivíduo observar o seu próprio corpo e sua relação com os demais. Afinal, uma pessoa aprende muito mais sobre si mesma e sobre o contexto que a envolve quando está reunida com outras pessoas. Essas dinâmicas lançam mão de alguns exercícios físicos, utilizados também para fins de auto-conhecimento. As percepções orgânicas revelam aspectos que quase nunca são notados no dia a dia, e esses exercícios podem favorecer soluções de problemas tanto pessoais quanto de integração entre os membros de um grupo.

MÉTODO MEIR SCHNEIDER – SELF-HEALING®

Método educativo e terapêutico que ensina, pela ótica do sentir, como mobilizar o potencial orgânico para a recuperação e manutenção da saúde. Esse método emprega movimentos corporais, visuais, toques terapêuticos e visualizações com o objetivo de desenvolver a consciência cinestésica, reparar e prevenir doenças. Reconhecido internacionalmente por sua eficácia em diversos problemas de saúde – LER, DORT, problemas neurológicos e musculares, entre outros –, o método nasceu após Meir Schneider, seu criador, ter conseguido reverter um estado de quase cegueira para uma visão funcional de 40 a 60% de acuidade visual.

PRÁTICAS DA MEDICINA CHINESA

Técnicas oriundas da milenar medicina chinesa – como o  QI GONG BIYUN, criado pela mestra FanXiulan – propõe a melhora da qualidade de vida por meio da revitalização energética do organismo (a partir do “conceito” de Qi, vitalidade). São práticas de movimentos corporais combinados com exercícios de concentração, meditação, entre outros.

Fechar Menu