CURSOS PRESENCIAIS

Jornada da Proatividade Corporal
Este trabalho tem como objetivo aumentar a consciência sobre o que acontece ao nosso redor e em nossa vida, tendo como referência o próprio corpo. É nele que sentimos tudo, quer estejamos conscientes dessas percepções ou não. Ao tornarmos o corpo mais proativo, não apenas melhoramos nossa percepção sensorial, mas também reorganizamos sua estrutura. Essa reorganização pode trazer benefícios, como alívio de dores físicas, melhoria da disposição e vitalidade, equilíbrio emocional e tranquilidade mental.

A primeira etapa desse processo é expandir a consciência corporal. Conforme avançamos nessa jornada, somos capazes de compreender e integrar nessa percepção a vida em que estamos inseridos e as pessoas que fazem parte do nosso círculo, pois tudo reverbera em nosso corpo. Sem precisar recorrer à psicologia, podemos perceber, por exemplo, que o motivo pelo qual incluímos ou repelimos alguém em nossas vidas pode estar relacionado ao que conseguimos perceber ou compreender de nós mesmos.

Nossa abordagem no workshop é que sua compreensão derive de suas próprias percepções e não de crenças relacionadas a frases expressas pelo facilitador. Nosso objetivo é estimular reflexões e sensações corporais que resultem em inclusão, qualidade de vida e autoconhecimento. Dessa forma, buscamos ter uma vida mais assertiva e consciente para lidar com desafios individuais e coletivos, minimizando as possibilidades de adoecimento devido às pressões externas, conhecidas como somatizações.

Como é realizado?

O workshop pode ser realizado ao longo de um dia inteiro, com duração de 8 horas, ou em vários dias, por meio de vivências corporais e contemplativas.

É recomendado que os participantes estejam vestidos com roupas confortáveis, que facilitem os movimentos, e estejam abertos à experiência, sem fazer julgamentos, apenas percebendo o que ocorre em seus corpos e no contexto do grupo envolvido.

Programação:

A Jornada da Proatividade Corporal está dividido em 5 etapas.

1ª etapa: CORPO E PRESENÇA. Na primeira etapa, busca-se identificar as tensões musculares, que podem indicar um estado de congelamento e distanciamento das percepções corporais. Essas condições podem tornar-nos mais vulneráveis a lesões e à redução da vitalidade.

2ª etapa: CORPO, CONSCIÊNCIA E ESPAÇO. A segunda etapa concentra-se no corpo e no equilíbrio emocional e mental. Exploram-se práticas que nos permitem perceber tanto os espaços internos do corpo quanto os espaços externos, que podem tanto separar quanto aproximar um indivíduo de outro. Após tomar consciência da presença dos espaços no corpo, o foco se direciona para a prática da meditação, concentrando-se na conexão com os espaços entre um pensamento e outro.

3ª etapa: CORPO E VITALIDADE. Nesta etapa, o foco é fortalecer o corpo, com ênfase no isolamento muscular e na percepção das interconexões corporais. Explora-se a ideia de que o fortalecimento ou trabalho de uma parte específica do corpo pode ter reflexos em outras áreas, ou seja, busca-se compreender como os diferentes segmentos corporais se influenciam mutuamente.

4ª etapa: CORPO E CONSCIÊNCIA DO CENTRO GRAVITACIONAL. Nesta quarta etapa, vamos explorar práticas que estimulem a consciência do centro gravitacional, bem como outras que ajudem a manter a conexão com o centro físico, emocional e mental. Serão realizadas atividades que promovam a percepção e o fortalecimento do centro gravitacional do corpo, buscando uma maior integração e equilíbrio entre os aspectos físicos, emocionais e mentais.

5ªetapa: CORPO EM CONEXÃO COM O MEIO EXTERNO. Na quinta etapa, vamos explorar a conexão do corpo com o meio externo. Partimos do princípio de que quanto maior for a vitalidade que nos permeia, melhor será nossa relação com o mundo externo, de forma autônoma e não dependente. Nessa etapa, daremos ênfase à importância da respiração natural, fluida e sem esforço, conscientes de que tudo o que entra e sai de nosso corpo está em conexão com o ambiente ao nosso redor.

Fechamento: Essa é uma etapa importante do workshop, pois tem o objetivo de conscientizar sobre a direção que estamos dando ao nosso corpo e à nossa saúde. É a prática diária que nos permitirá estabelecer uma base sólida para uma transformação consciente em relação à nossa saúde integral, abrangendo os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Nessa etapa, abordaremos atividades que podem ser incorporadas à rotina diária como práticas regulares.

Público-alvo:

Todas as pessoas comprometidas com o autoconhecimento e a boa saúde.

Toque terapêutico – Uma abordagem Corporal Integrativa
Este curso é o resultado de quase trinta anos de experiência no cuidado de pessoas com dores crônicas e limitações de movimento, incluindo problemas de locomoção e sintomas relacionados ao estresse.

O curso atual mantém parte de sua metodologia descrita no livro Ciência e Arte do Toque Terapêutico, de Wilson Garves e publicado pela editora Appris. Essa obra também faz parte do conteúdo do Curso de Formação no Método Meir Schneider – Self-Healing.

O Método Meir Schneider – Self-Healing é caracterizado por combinar técnicas de toque terapêutico com exercícios de visualização, respiração e movimento ocular, além de envolver tanto o movimento ativo (no qual a pessoa realiza movimentos sem ajuda) quanto o movimento passivo (no qual ela é auxiliada pelo terapeuta). Dessa forma, estimula-se o movimento, que é sinônimo de vida e liberdade corporal, de duas maneiras: o corpo se movimenta e suas células se modificam por meio de estímulos externos, enquanto as células também sofrem alterações através do toque terapêutico, proporcionando uma melhora no movimento corporal.

Programação*:

  • Características do Método Meir Schneider – Self-Healing® e a relação com os toques terapêuticos;
  • O desenvolvimento da sensibilidade e da força nas mãos do terapeuta corporal ;
  • O que considerar na observação do paciente com o corpo parado e em movimento;
  • Toques terapêuticos de acordo com os diferentes tipos de tecidos do corpo (músculo, conjuntivo, ossos, cartilagens, pele, nervoso);
  • Toques terapêuticos de acordo com alterações dos tecidos ou patologias;
  • Toques terapêuticos de acordo com os sistemas do organismo (a depender da necessidade da turma podemos trabalhar o respiratório, circulatório e digestório);
  • Toques terapêuticos em combinação com os movimentos corporais;
  • Como definir os programas terapêuticos;
  • Condições para favorecer a aplicação do toque terapêutico relativas ao terapeuta, ao paciente e ao ambiente.

Público-alvo: Este curso destina-se a todas as pessoas que utilizam suas mãos para realizar massagens em corpos que necessitam de auxílio, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos, massoterapeutas, educadores físicos, terapeutas corporais e também aqueles que não possuem experiência na área, mas desejam iniciar nessa arte de cura por meio das mãos.

Atente-se sobre quais desses tópicos será dado no curso que vir a se inscrever.

FICOU INTERESSADO? Clique e deixe seu contato para ser notificado quando houver um novo curso.

FORMAÇÃO NO MÉTODO MEIR SCHNEIDER – SELF-HEALING®
O Método Meir Schneider Self-Healing® reúne exercícios e técnicas com o objetivo de aprimorar a conexão com o organismo, maximizando seu potencial e promovendo equilíbrio integral (corpo, emoção, mente e espírito). Para alcançar esse objetivo, são empregadas ferramentas como movimentos integrados, massagens regenerativas dos tecidos, exercícios para a saúde dos olhos, visualização e técnicas respiratórias, todos integrados pela consciência cinestésica (consciência do movimento).

O Curso completo abrange várias etapas, permitindo que o aluno as conclua de acordo com sua conveniência. Essas etapas abordam os diferentes sistemas do corpo humano, combinando exposições teóricas com vivências práticas. Isso permite que o aluno descubra em seu próprio corpo os recursos para promover sua própria saúde. Ao concluir essa etapa da formação, o aluno receberá um certificado da School for Self-Healing.

Conteúdos na programação do curso*:

  • Características gerais do método;
  • Autopercepção e autorreferência corporal por meio dos recursos do Método Self-Healing (MSH);
  • Toques terapêuticos, de acordo com os tecidos e condições patológicas;
  • Prática perceptiva da audição;
  • Articulações: manobras e consciência dos espaços articulares;
  • Ossos: serão explorados aspectos relacionados ao corpo vivo na força, no movimento, na elasticidade e na sustentação, por meio de manobras e massagens.
  • Consciência cinestésica da respiração;
  • Trabalho corporal para a melhoria da respiração: exercícios que facilitam a mecânica respiratória;
  • Correlação entre estresse, estado emocional e respiração na dinâmica prática e perceptiva;
  • Consciência cinestésica da coluna vertebral: exercícios e movimentos para abertura de espaços articulares;
  • Consciência corporal e relaxamento;
  • Consciência cinestésica do aparelho digestório;
  • Movimentos e massagens para estimular o Sistema Nervoso Parassimpático;
  • Massagem e exercícios para combater ou administrar o estresse;
  • Formas de maximizar o efeito das massagens regenerativas, utilizando outros recursos do Método Meir Schneider – Self-Healing®.
  • Coração e Circulação;
  • Profilaxias para promover o bom funcionamento cardíaco, abordadas dentro do âmbito do trabalho corporal;
  • Massagens no mediastino;
  • Massagens e movimentos para a melhoria da circulação;
  • Introdução ao atendimento de alunos;
  • Abordagens do Método Meir Schneider – Self-Healing® ao sistema muscular;
  • Fáscia e toques terapêuticos profundos;
  • Etapas para iniciar os exercícios de fortalecimento;
  • O trabalho com músculos saudáveis, fracos ou enfermos (distrofias e atrofias);
  • Relação corpo mente;
  • Afirmação/Visualização/Proatividade corporal;
  • A mente e sua influência na saúde (abordagem a partir do livro Movimento para autocura, de Meir Schneider);
  • Sistema nervoso: toques e exercícios para maximizar seu funcionamento;
  • Visão: o pilar do método;
  • Visão e trabalho corporal;
  • Princípios para uma boa visão: serão abordados aspectos sobre o olho saudável e o olho doente, sendo que os aspectos mais profundos sobre o assunto visão serão abordados em todas as etapas da formação.

* A programação do curso está sujeita a alterações, podendo variar de acordo com o formato do curso e o instrutor responsável.

Público-alvo: O público-alvo do Método Meir Schneider Self-Healing® inclui tanto profissionais da área da saúde quanto o público em geral que deseja passar por um processo de transformação por meio do trabalho corporal, que visa integrar corpo e mente.

FICOU INTERESSADO? Clique e deixe seu contato para ser notificado quando houver um novo curso.