contato@corpoproativo.com.br | (11) 3425-2527

QUEM SOMOS

CORPO PROATIVO

Corpo Proativo foi idealizada pelo terapeuta ocupacional Wilson Garves, e conta com uma equipe de profissionais capacitados para os trabalhos apresentados neste site.
WILSON GARVES:
• Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos.
• Especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício pela USP.
• Especialista em Cinesiologia Psicológica pelo Instituto Sedes Sapientiai.
• Professor convidado no curso de Ergonomia da Fundacentro, do Ministério do Trabalho.
• Instrutor da School For Self-Healing, San Francisco – EUA.
• Ex-Presidente da Associação Brasileira de Self-Healing (ABSH).
Wilson Garves é terapeuta ocupacional, focado no desenvolvimento integral do indivíduo. Tendo como principal base de estudo o homem em atividade, preocupa-se em verificar as relações que se estabelecem entre corpo, mente e emoções durante a atividade humana.

Ainda como estudante de terapia ocupacional, na Universidade Federal de São Carlos, fez parte de um grupo de estudo e atendimento comunitário com o Método Meir Schneider-Self-Healing®. A partir dessa experiência aprofundou seu trabalho na busca de maximizar o potencial orgânico de pessoas com saúde debilitada, como os portadores de desordens neurológicas degenerativas e outros problemas de limitação de movimento corporal ou de limitações ocupacionais, como as de coluna e Lesões por Esforço Repetitivo (LER), entre outras.

Esse trabalho, iniciado na cidade de São Carlos, continuou a ser desenvolvido em seu consultório em São Paulo, onde implantou e coordenou o NAIS, um núcleo de atendimentos no Método Meir Schneider, destinado também às pessoas com baixo poder aquisitivo, que hoje foi expandido para outros consultórios e está sob a coordenação da Associação Brasileira de Self-Healing (ABSH).

Foram quase 20 anos de experiências como terapeuta corporal. Nesse período ajudou a fundar a ABSH, sendo seu presidente por duas gestões, e tornou-se instrutor da School for Self-Healing, adquirindo a possibilidade de ensinar e formar outros terapeutas e educadores nesse método.

No decorrer de seus trabalhos percebeu que grande parte de seus pacientes poderiam ter evitado danos se estivessem conscientes de como alguns hábitos, escolhas e estilo de vida influenciam no desenvolvimento de algumas doenças. Durante o trabalho com essas pessoas pôde proporcionar novas sensações e ensinar novos padrões de movimentos com o intuito de regenerar tecidos, restabelecer a dinâmica do corpo e aliviar dores. Fez parte dessa “recriação corporal” o ganho da consciência cinestésica, ferramenta eficaz tanto na manutenção e recuperação da saúde, uma vez que possibilita de forma contínua novas conexões cerebrais; quanto na prevenção a doenças, uma vez que por meio da percepção consciente ajuda a evitar novos desgastes e danos ao corpo como um todo.

Essa constatação o fez caminhar na direção de quem ainda não está afetado por uma doença ou distúrbio, oferecendo cursos e treinamentos para pessoas que queiram manter uma boa saúde, embora não tenha deixado de lado sua antiga tarefa de atender pessoas cronicamente debilitadas.

Especializou-se e ampliou sua formação profissional em outras áreas. Foi assim com a ergonomia, que o capacitou como professor convidado na Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho. Também se especializou em cinesiologia psicológica, pelo Instituto Sedes Sapientiai, integrando a psicologia com o trabalho corporal: a integração fisiopsíquica; e em fisiologia, biomecânica e reabilitação do exercício, pelo Instituto de Ortopedia da Universidade de São Paulo. Mas foi com suas experiências interiores que pôde compreender melhor e integrar o conhecimento que possuía do corpo com a psique, percebendo que a respiração, a postura e o movimento consciente podem ser fortes aliados do indivíduo no que se refere à manutenção ou recuperação de sua saúde integral.

Mais recentemente tem trabalhado em órgãos do governo e empresas públicas ou privadas com o enfoque não apenas da saúde física, mas também com o intuito de ajudar pessoas por meio da sensibilização de si mesmas e dos grupos nos quais estejam inseridas. Tem ainda dado treinamentos e palestras em cidades do Brasil e da América Latina, sempre focado na saúde, no autoconhecimento e na proatividade corporal.

Fechar Menu